A questão ambiental e capitalista são inversamente proporcionais. Ao passo que industrias [indústrias] e novas tecnologias são criadas,a natureza é destruída cada vez mais.E isso é apenas o começo de uma crise, que ainda pode se agravar.A solução, ou a busca por ela, será discutida na conferência Internacional Rio + 20, que acontecerá em Junho de 2012 [vírgula] na cidade do Rio de Janeiro,onde representantes mundiais firmarão e discutirão acordos políticos para “curarem” o planeta.
Como em uma reunião de um condomínio, onde interesses e benefícios de todos que habitam são colocados na jogada, essa parceria entre países é um grande passo para começarmos a pensar em sustentabilidade. Já estamos sofrendo as conseqüências da capitalização em massa, onde o desenvolvimento supera os princípios ambientais.Enchentes, aquecimento, desmatamento, derretimentos de geleiras, poluição... Tudo isso está em nosso cotidiano. E pensar em sustentabilidade nada mais é do que fazer desenvolvimento e preservação ambiental caminharem juntos.
Segundo dados, cada pessoa produz ao ano em média de 300 kg de lixos. Que possuem diversos destinos,e nem sempre o mais adequado.E já é na origem que podemos perceber a agressão a natureza.Vivemos em uma época em que é um salve-se quem puder, onde o pilar principal dessa historia é o dinheiro. É por causa dele que passamos por cima de natureza, de princípios éticos e morais. Se nosso celular estraga, compramos outro mais tecnológico,se nossa roupa rasga, compramos outra mais bonita.
E é nesse principio que os representantes que irão se encontrar devem lembrar e fazer.É colocarem desenvolvimento e sustentabilidade na balança.Pensar em conjunto.É lembrar que não há dinheiro nenhum no mundo que possa comprar um novo planeta nem mais bonito e nem mais moderno.A ordem é preservar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito considerações importantes em torno da problemática imposta. No entanto, faltou melhor discutir sobre as expectativas em torno da Rio +20 e a responsabilidade do Brasil como país-sede.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |