Longos processos e danos foram realizados na jornada por um mundo sustentavelmente equilibrado, contudo o Rio+20 poderá tornar-se mais uma frustrada tentativa de combater os impactos ambientais.
Projetos como a Usina Belo Monte e a construção de Angra três, transformam [Angra 3 transformam] o país sede [paíse-sede] entre parecer e ser, sem dúvidas [vírgula] matrizes energéticas são necessárias para mostrar o desenvolvimento do país, [porém] destroem a flora e fauna nativa. Governantes retêm o dever de balancear e contrapor as medidas cabíveis, para que o progresso ocorra,ao lado da sustentabilidade.
Não se sabe o que esperar e que atitudes governamentais serão realizadas, em suma, a nação aguarda que não somente palavras sejam expelidas, mas também leis que fortifiquem as que existem e não são cumpridas.
Deve-se exigir mudanças, que não mascarei [mascarem]a questão ambiental, mas sim que o Rio+20 a desnude e a torne flexivelmente debatida. Mudanças de posturas em relação ao meio ambiente são urgentes para a contemporaneidade, catástrofes são freqüentes [frequentes], e a mudança está nas mãos de cada integrante da sociedade [vírgula] não somente dos chefes de governo.
Portanto, é necessário ressaltar que a população é a detentora do poder de mudança, o Rio+20 tornar-se-á outra fracassada reunião de chefes de Estados se não houver mudança na postura dos mesmos de focar verdadeiramente no meio ambiente preservando-o, mas só serão realizadas se houver reivindicações por parte da população, para que a maior herança a ser deixada para as futuras gerações sejam um mundo em equilíbrio e progressista.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista acerca da problemática do tema e soube fazer isso de forma clara e precisa. Porém, para chegar à excelência, é necessário instaurar uma linha argumentativa que explore as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece, realize um rico e consicente trabalho com os recursos argumentativa e mobilizar diferentes vozes para corroborar com sua posição.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |