“Se não discutirmos com ênfase os problemas ambientais na Rio+20 voltaremos a um ponto anterior à Rio 92”, disse a ex-senadora Marina Silva. Diante das questões sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio+20 corre o risco de ser irrelevante.
No documento preparatório para a conferência surge o conceito de economia verde, que é o investimento no uso dos recursos do planeta de modo a reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Porém, isso gerara [gerará] dependência da iniciativa privada que seria responsável pela criação de mecanismo, como os painéis solares e as turbinas eólicas.
O governo brasileiro tem mostrado uma relação ambígua em relação ao futuro ambiental. Por um lado o Brasil acena o corte de emissões na conferencia [conferência] das nações unidas em Copenhague, por outro tem exemplos “nada verdes”, como o novo código florestal, a hidroelétrica de Belo Monte, a usina nuclear de Angra 3, a transposição do Rio São Francisco e a liberação dos transgênicos.
A hipocrisia dos discursos propostos a defender as questões ambientais, que na pratica é mais uma fonte de exploração, nos faz temer que o Rio de Janeiro seja palco de mais um teatro da falsa idéia de sustentabilidade.
Apesar de tudo, a sociedade está mais ciente de que os recursos naturais não são eternos, mas algumas experiências nos mostram que é possível a preservação do meio ambiente e os erros ainda podem ser corrigidos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, amplie seus argumentos e ideias a fim de estabelecer uma análise crítica e efetiva que valide sua posição e melhor aborde o recorte temático. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |