Mascara Ambiental - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 08/05/2012

Status:

Corrigida
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A Rio +20, que será sediada no Brasil, tem como intuito debater os problemas ambientas gerados pelo mundo moderno. Algumas de suas propostas é de substituição de algumas praticas [práticas] por outras que causem menos impactos ambientais. Porém  [vírgula]essas praticas não resolvem por completo o problema ambiental, pois, param de agredir um certo local para agredir outro. É o caso da substituição de combustíveis fosseis [fósseis] por Biocombustíveis e incentivo do uso de Usinas Hidroelétricas.

A substituição dos combustíveis fosseis por Biocombustível, provoca [sem vírgula] uma diminuição na emissão de gás carbônico na atmosfera, que contribui para a redução do efeito estufa. Porém  [vírgula] para se obter desses combustíveis, é necessário desmatar grandes áreas para o cultivo desses combustíveis. Por ser uma atividade de monocultura, há um grande desgaste do solo, oque [o que] faz com que os produtores usem grandes contingentes de agrotóxicos para correção desse solo, oque contribui para a contaminação de rio e lagos.

No caso das Hidroelétricas não e [é] muito diferente, a ONU incentiva a utilização dessas fontes energia, que ao contrario [contrário] das termoelétricas que emitem gases poluentes e as Usinas Nucleares que produzem lixo atômico, essas usinas não produzem nem um tipo de detritos. Porém, na construção dessas usinas elétricas, grandes áreas são alagadas, destruindo por completo a fauna e a flora daquele lugar, sem contar nas milhares de famílias que são desabrigadas para que essas usinas sejam criada.

Portanto, essas praticas não diminui [diminuem~os problemas ambientais, apenas os mascaram. A ONU deve se dispor na criação de praticas afetivas, que realmente acabem com os impactos ambientais, não que apenas os migrem de um lugar para outro.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou bem o tema e apresentou sua posição. No entanto, o esperado era que você fosse além das ideias já expostas na coletânea ao tecer uma linha argumentativa plausível, consistente e crítica. Continue lendo e produzindo!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente