As discussões ambientais estão, desde 1972, buscando uma saída para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. A conferência de Estocolmo foi a primeira a propor um modelo de preservação. Presente em 1992 [vírgula]no Brasil, a discussão sobre meio ambiente retorna esse ano e encontra um país com práticas ambientais contraditórias.
Vale ressaltar que aquele país criador do lema “desenvolvimento sustentável” não parece estar engajado nessa causa. Na prática, o Brasil, com uma fraca legislação ambiental, caracterizada pela impunidade aos desmatadores, vem perdendo o equilíbrio e priorizando o setor econômico em detrimento do ambiental. Um exemplo desse descaso é o projeto do novo código florestal, onde os ruralistas são privilegiados, podendo desmatar áreas antes protegidas, causando danos irreversíveis ao ecossistema.
É bom lembrar das práticas de monocultura presente em vasta escala no território brasileiro. Os biocombustíveis que chegaram para expandir nossas fontes energéticas e [vírgula] consequentemente reduzir o índice de poluição, acabaram produzindo efeitos indesejáveis. A plantação de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis é um exemplo disso, vem absorvendo terras que poderiam servir para o cultivo de alimentos e direcionando, majoritariamente, para o mercado externo.
Diante disso, fica evidente que o Brasil não tem respaldo para conduzir uma conferência ambiental. Um país que não consegue propor, internamente, uma política sustentável, será hipócrita em sugerir para o mundo uma resolução para a problemática do meio ambiente.
Comentários do corretor
Seu projeto de textó é bastante coerente e soube defender bem sua posição em torno do tema. O que faltou foram um melhor trabalho com os recursos argumentativs ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, retrospectivas históricas etc.), mobilização e de diferentes vozes para ir além do óbvio e extrapolar as possibilidades de ideias que o tema favorece, Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |