De fato, atualmente vivemos a maior hipocrisia ambiental, como um país que foi sede de um comitê em pró [prol] do meio ambiente, não adere às soluções para preservação do mesmo, pelo contrário, cria leis que favorecem o desmatamento, não realiza campanha de conscientização da população, escasso investimento em reciclagem, pesquisas ecológicas e veículos menos poluentes, como as bicicletas. Preocupar-se com o meio ambiente tornou-se forma indireta de marketing, transmitindo uma falsa preocupação com a saúde do planeta para obter status por meio da “responsabilidade social”, pois na prática, as “mudanças” realizadas disferem pouco efeito para contribuição da preservação ambiental. No entanto, o Rio+20 foi realizado com o objetivo de discutir o rumo do desenvolvimento sustentável para os próximos vinte anos, desenvolvendo soluções efetivas para sanar todas as deficiências ambientais que o planeta sofre e apontar os caminhos futuros do desenvolvimento.
Já que se levou muito tempo para concretizar um comitê referente ao meio ambiente, é de se esperar uma reunião produtiva com ideias inovadoras, soluções concretas e eficazes que sejam postas em prática, eliminando todas as chances e bloqueando as possibilidades de afetar o meio ambiente, com projetos inteligentes e ecológicos, utilizando a tecnologia ao nosso favor, exonerando os papéis, substituindo livros por bibliotecas digitais - uma folha de papel tamanho A4 é o equivalente a 10 litros de água. - Tendo enfoque à educação como plano principal, disseminando a importância de preservarmos a natureza através de projetos socioeducativo, implantando matérias de educação ambiental em escolas. Ensinando crianças, jovens e adultos o impacto favorável que a reciclagem e lixos seletivos proporcionam ao meio ambiente, pois pensar no futuro é agir no presente, educando pessoas em pró do meio ambiente!
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes e evidenciou sua posição. Contudo, faltou uma linha argumentativa bem firmada em fatos, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc. para enriquecer sua produção. Vá além da superficialidade e explore as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |