Desde sua origem o homem sempre foi dependente de recursos naturais para sobreviver, entretanto, estes demonstravam mais cuidado e respeito com os bens naturais.A realidade é que com a industrialização que,enquanto para o homem eram um grande beneficio,para o planeta era o inicio de um grande problema.
Com [Como] o crescimento de indústrias a emissão de gases poluentes na atmosfera que causam vários problemas aumentaram, fazendo com que finalmente o homem abrisse os olhos para os terríveis efeitos que ele mesmo causa para seu planeta.
No intuito de reverter esses danos causados à natureza, vários países se reuniam em conferências que tentavam conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Durante essas reuniões [vírgula] várias convenções foram aprovadas,como a Agenda 21,Convenções do Clima(Protocolo de Kyoto) e Biodiversidade Ecológica.
Neste ano,o Brasil será sede de mais um encontro promovido pela ONU,o Rio+ 20.Mais [Mas] como um país onde seu Código Florestal diminui a proteção integral,amplia o desmatamento sobre áreas preservadas e beneficia o desmatador,pode entender sobre desenvolvimento sustentável e respeitos a áreas de preservação ambiental?
A resposta é simples.Para que as decisões tomadas nessas conferências sejam efetivadas e cumpridas,o primeiro passo é a conscientização de toda a população para um desenvolvimento mais sustentável,onde varias [várias] atitudes do cotidiano teriam de mudar.Pois não há jeito,vivemos em sociedade e tudo que fazemos afeta a nós e a todos,e afetaram [afetarão] principalmente as gerações futuras. E como diz o ditado popular:“uma andorinha só não faz verão”,juntando ideias e atitudes conseguiremos viver em harmonia com nosso planeta.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou bem a problemática do tema. No entanto, você permanceu no óbvio e não desenvolveu uma linha argumentativa plausível. Dessa forma, para chegar à excelência é necessário mobilizar diferentes vozes, levantar fatos e exemplificações e extrapolar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |