Se Vidal de la Blache tivesse vivido até 2012, não [sem vírgula] acreditaria na veracidade de sua pregação. O homem é agente ativo e [vírgula] portanto [vírgula] tem condição de mudar o meio em que vive, esta é a afirmação da escola possibilista, que coloca o homem como transformador do espaço em que vive. Chegando a um momento em que estas transformações tornaram-se nocivas ao meio ambiente surge na sociedade os esboços de reduções da agreção [agressão] cometida contra o planeta.
Em 2012 [vírgula] o Brasil sediará a Rio+20, que é um projeto para reordenar o desenvolvimento sustentável, após o vencimento do Protocolo de Quioto , assinado no Japão, por grandes potências poluidoras e negado pelos E.U.A, na figura de George W. Bush, que afirmou a impertinência do acordo para o desenvolvimento econômico norte-americano.
A ONU, grande organizadora de eventos deste carácter, atua assim a favor das grandes potências, uma vez que surgiu no contexto do pós-guerra, para ajudar no desenvolvimento dos países de orientação capitalista e pede emergêncialmente [emergencialmente] a redução de poluentes por parte dos países em desenvolvimento, mas não mensura a cobração aos países ricos por toda destruição que causaram ao planeta.
O sentimento de altruísmo das grandes potências acaba quando o lucro é ameaçado. Não reconhecer que existem países poluidores e países muitos poluidores é uma visão daltonica [daltônica]. Visão esta onde os países em desenvolvimento devam pagar na mesma moeda que as grandes potências, uma vez que estas são as primeiras a eximir-se da culpa de explorar o meio ambiente e continuam demagogicamente explorando a ecologia através da publicidade, sem nenhum compromisso com um desenvolvimento sustentável.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em torno do tema e fez colocações interessantes. No entanto, sua linha argumentativa deixou a desejar em prol da validação de sua tese, faltaram fatos e exemplificações concretas que comprovassem sua argumentação e enriquecesse seu projeto de texto.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |