Rio + 20 vem gerando polemicas [polêmicas] na questão da sua eficácia, um projeto amplo e ate [até] então de soluções efetivas, com dois temas principiais : a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O Brasil espera grandes resultados dessa conferencia [conferência], que tem que passar do papel para pratica [prática], do que adianta o Brasil fazer uma campanha tão grande se não houver resultados beneficentes para os interessados? O Rio + 20 so [só] teria a ajudar e acrescentar na vida dos Brasileiros, mais que muito [mas muito] se fala e pouco se faz . Várias tentativas de melhorias já foram testadas antes, em 2002, por exemplo, aconteceu na África do Sul a chamada Rio+10, que tinha como objetivo discutir a redução da pobreza e proteção do meio ambiente. Não deu em nada. Já se passaram 20 anos de Rio-92, várias conferencias e promessas que não levaram a muita coisa, ainda tem gente passando fome , a fauna e flora ainda estão sendo destruídas, nada foi feito para melhor o desenvolvimento sustentável e a vida de ninguém mudou por causa dessas conferencias . Se for pra gastar milhões em conferencias e não da [dar] em nada no final, mais uma vez vai ser dinheiro jogado fora, na qual , poderia [o qual poderia] ter sido investido em esportes, cestas básicas .. Então se for pra fazer que faça direito, faça certo e principalmente, que faça algo pra mudar realmente. Agora , o que esperar do Rio+ 20 então ? Eu sinceramente acho que não vai haver muita mudança , mais [mas] espero que alguma coisa seja feita de coração . Tanta gente precisando de ajuda, tanto “verde” sendo queimado, desmatado, tanta poluição, tanta gente querendo estudar, pessoas morrendo em portas de hospitais .. Será que realmente vale a pena gastar tanto com algo talvez “insignificante” ? Ou investir em pequenas coisas de urgência necessidade? Pare e Pense .
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias sobre o tema. Porém, estruture e organize seu projeto de texto. Desmembre sua produção em parágrafos. Quanto à sua argumentação, vá além de achismos e apresente argumentos plausíveis que validem sua tese. Leia a coletânea de forma crítica a fim de nortear suas ideias e melhor explorar o recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |