Rio 1992 + 20 - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 05/05/2012

Status:

Corrigida
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A ONU, Organização das Nações Unidas, promove no Brasil [vírgula em junho de 2012 [vírgula  o Rio + 20, encontro de líderes onde será discutido como tema central o desenvolvimento sustentado [sustentável] , além de outros temas que envolvem a [o] meio ambiente: economia, desenvolvimento e qualidade de vida. Sabe-se que as ações de um determinado país podem ter reflexos em todo o planeta, tanto no âmbito da economia, política e certamente no meio ambiente. Esse é o grande desafio a ser enfrentado, conjugar interesses tão diversos como o de países pobres e emergentes, das grandes potências econômica [econômicas] e da saúde do planeta.

Aos poucos forma-se uma consciência de que muitos problemas são globais, não se pode esperar que sejam resolvidos por um país ou bloco de países. É preciso estratégia, comprometimento e “gerenciamento global”. A Rio + 20 é com certeza o ambiente em que se pode formatar esse gerenciamento global, feito por representantes de todos os países, e com o fortalecimento da ONU.

O etnocentrismo, o imperialismo, e outras formas de jugo econômico, também devem ser combatidos. O Brasil deve se engajar nesta empreitada, mas não como messias e sim com responsabilidade, e com a contrapartida [apoio] de outras nações. Não se pode aceitar que em nome de uma política ambiental, seja o Brasil, penalizado com novas sanções protecionistas, estagnação econômica, agravamento da pobreza e problemas sociais que já são graves. Por outro lado, sabe-se que a política brasileira trabalha em favor de grupos e interesses contrários aos do País e da sociedade, portanto um órgão internacional capaz [de] exercer alguma ingerência em nosso país pode ser algo desejável, interpondo-se a ações como desmatamentos, leis danosas ao ecossistema, e impunidade aos grandes agressores do meio ambiente.

É senso comum que não se pode tratar desenvolvimento econômico, meio ambiente e políticas sociais como assuntos isolados. E, tão pouco esses assuntos que envolvem não somente a nação como nossas relações com o planeta, sejam decididos por governos ou alguns poucos legisladores. É preciso o debate, a participação da sociedade, da classe científica, dos tecnólogos e outros. Os grandes projetos de impacto ambiental, como por exemplo, construções de Hidrelétricas e Usinas Nucleares, não podem ser uma decisão de gabinete. É preciso que se avalie o viável, o necessário, o imprescindível.

O meio ambiente é assunto da maior relevância, portanto [vírgula deve ser tratado levando em conta todo um contexto, é preciso ter conhecimento e planejamento. Jamais poderá ser tratado como “ maquiagem ambiental”, partidarismo ou paixão ideológica. Espera-se da Rio + 20 não a solução para todos os problemas, mas uma tomada de decisão, uma estratégia organizada, em fim o enfrentamento do problema global, sem casuísmos.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em torno do recorte temático. No entanto, não houve uma efetiva discussão em torno da problemática ambiental em si e as expectativas em torno desta questão na Rio + 20, deixando a abordagem simplista. Além disso, procure evitar períodos longos a fim de evitar delongas. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente