Desenvolver é a capacidade de evoluir, crescer e se destacar frente aos demais. Essa é a grande meta dos países do globo desde tempos passados.
Entre as diversas formas de desenvolvimento [vírgula] o mais almejado é o econômico, visto que o mesmo [esse] propicia aos países que o detêm respeito e admiração, além da capacidade de fazer crescer os setores administrativos dos estados.
Com o objetivo de alcançar o desenvolvimento econômico [vírgula] os países iniciaram a pratica [prática] de atividades industriais no século XVIII, tal pratica levou a um grande desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade, entretanto esta ascensão veio acompanhada de grandes prejuízos ambientais.
O ambiente foi sendo destruído para realizar a construção e o fornecimento de matérias primas [matéria-prima] para as indústrias. Com o passar do tempo, entretanto, o homem percebeu que a devastação do ambiente causar-lhe-ia diversos prejuízos e poderia inviabilizar a perpetuação da espécie humana, que esta [está] intimamente vinculada à natureza.
A partir dessa constatação que surge a ideia de um desenvolvimento sustentável, ou seja, um crescimento econômico vinculado à preservação do meio ambiente. Este é o objetivo da Conferencia [Conferência] Rio + 20, as propostas elaboradas na Conferencia, no entanto não são de total preservação do meio ambiente, uma vez que as lideranças mundiais entendem que para desenvolver é necessário afetar o meio ambiente e seus recursos.
Nessa perspectiva [vírgula] a preservação ambiental e [é] minimizada ou deixada de lado em função do desenvolvimento econômico. Tal atitude configura um grande erro, pois de nada adianta possuir uma economia forte sem a natureza que é a fonte de vida do homem.
Comentários do corretor
Você fez boas colocações em torno da problemática do tema, porém não estabeleceu uma forte linha argumentativa, uma vez que não houve a mobilização de fatos nem de exemplificações concretas para validar sua posição. Para chegar à excelência é necessário ir além do superficial. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |