Desenvolvimento X Preservação Ambiental - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 05/05/2012

Status:

Corrigida
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Desenvolver é a capacidade de evoluir, crescer e se destacar frente aos demais. Essa é a grande meta dos países do globo desde tempos passados.

Entre as diversas formas de desenvolvimento [vírgula] o mais almejado é o econômico, visto que o mesmo [esse] propicia aos países que o detêm respeito e admiração, além da capacidade de fazer crescer os setores administrativos dos estados.

Com o objetivo de alcançar o desenvolvimento econômico [vírgula os países iniciaram a pratica [prática] de atividades industriais no século XVIII, tal pratica levou a um grande desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade, entretanto esta ascensão veio acompanhada de grandes prejuízos ambientais.

O ambiente foi sendo destruído para realizar a construção e o fornecimento de matérias primas [matéria-prima] para as indústrias. Com o passar do tempo, entretanto, o homem percebeu que a devastação do ambiente causar-lhe-ia diversos prejuízos e poderia inviabilizar a perpetuação da espécie humana, que esta [está] intimamente vinculada à natureza.

A partir dessa constatação que surge a ideia de um desenvolvimento sustentável, ou seja, um crescimento econômico vinculado à preservação do meio ambiente. Este é o objetivo da Conferencia [Conferência] Rio + 20, as propostas elaboradas na Conferencia, no entanto não são de total preservação do meio ambiente, uma vez que as lideranças mundiais entendem que para desenvolver é necessário afetar o meio ambiente e seus recursos.

Nessa perspectiva [vírgula a preservação ambiental e [é] minimizada ou deixada de lado em função do desenvolvimento econômico. Tal atitude configura um grande erro, pois de nada adianta possuir uma economia forte sem a natureza que é a fonte de vida do homem.

Comentários do corretor


Você fez boas colocações em torno da problemática do tema, porém não estabeleceu uma forte linha argumentativa, uma vez que não houve a mobilização de fatos nem de exemplificações concretas para validar sua posição. Para chegar à excelência é necessário ir além do superficial. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente