Preservação ambiental versus desenvolvimento econômico. - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 05/05/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Acontecerá, em junho deste ano, no Rio de Janeiro, mais um evento da ONU, a RIO+20, Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável. O qual [sustentável, a qual] pretende encontrar soluções ecologicamente corretas para um desenvolvimento econômico satisfatório.

Após vinte anos do Rio 92 ou Eco 92, evento que teve caráter especial por causa da presença de vários chefes de Estado e também porque a capital federal foi transferida durante os dias do evento para a cidade do Rio de Janeiro pelo Presidente da época, Fernando Collor de Mello, o Rio de Janeiro volta a ser sede de um evento voltado para a questão ambiental.

Muita coisa ao longo desses últimos vintes anos mudou, como por exemplo, a consciência da população em relação à preservação do meio ambiente para as futuras gerações, porém ainda há muita coisa a ser feita para que o meio ambiente não seja devastado em razão do crescimento econômico. Preservação ambiental é dever de toda sociedade.

O Brasil [vírgula] como país sede do evento [vírgula] na prática não tem contribuído para a preservação do meio ambiente, as políticas chamadas “verdes” não são o que se espera [vírgula] como exemplo temos o novo código florestal que poderá ser sancionado pela Presidente Dilma Rousseff, o qual reduz as áreas de preservação ambiental e até mesmo perdoa as dívidas daqueles que a desmataram, nem tão pouco a educação ambiental tem sido tratada com a importância devida pelos governantes.

É preciso que as nações se conscientizem de que desenvolvimento econômico deve andar paralelamente com o desenvolvimento sustentável, para que as futuras gerações não sejam privadas dos recursos minerais, que a cada dia estão mais escassos, e nem de uma qualidade sadia de vida que esses recursos nos proporcionam.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e obedeceu à estrutura do texto dissertativo. No entanto, sua abordagem permaneceu na superficialidade. Faltaram mais exemplificações e fatos, além de criticidade para analisar as diversas possibilidades de questões que o tema favorece. Continue lendo e produzind!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente