Nesse período em que vivemos o mundo está evoluindo constantemente, criando novas formas de energia pelas usinas, criando novas formas de se tornar cada vez mais autossustentável, e explorando demais o acervo mineral do mundo, com as implantações de novos centros de extração de petróleo, tais implantações tendem a poluir o meio ambiente prejudicando também a fauna e a flora, causando um desequilíbrio.
Para poder construir essas usinas precisam destruir e muito o meio ambiente, para conseguir o espaço suficiente para extração do que é necessário, prejudicando a quem mora perto dessas usinas, destruindo o solo, a água, a vida. Hoje em dia as pessoas jogam lixo na rua sem ao menos perceber que aquilo irá poluir o meio futuramente, essa ideia também acontece com a construção de novas usinas, eles não pensam em como irá modificar e destruir o meio, só depois que já implantaram é que percebem a diferença no mundo. Os países elaboram novas formas de evitar tanta emissão de poluição no ar, e tanta contaminação do solo com equipamentos radiativos, mas não colocam todas essas ideias em prática, porque iriam [iria] leva [levar] tempo e muito dinheiro, algumas são realizadas, mas não estão fazendo efeito, as mais importantes como a diminuição do dióxido de carbono [ vírgula] tanto nos carros trocando o combustível por novas formas de energia, como carros movidos a bateria e a hidrogênio, e nas indústrias trocando as formas de produção.
Contudo [vírgula] essas ideias se forem levadas a sério, e forem realizadas com o consentimento de todos, o mundo mudaria muito, se daqui a alguns anos o mundo continuar o mesmo e nós não reclamarmos por um mundo melhor e mais saudável, o mesmo virará contra nós. Devemos mudar drasticamente nosso mundo, mas não com uma ditadura, e sim com a concepção de todos.
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes em torno da problema ambiental. No entanto, praticamente não retratou o tema, uma vez que o foco do recorte temática são as expectativas em torno da Rio + 20. Faça uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias. Ter uma compreensão clara e precisa da proposta é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |