Em junho desse ano acontecerá no Rio de Janeiro uma conferência da ONU, a Rio + 20, que tem como objetivo discutir o desenvolvimento sustentável das próximas décadas. Embora as propostas apresentadas pareçam totalmente eficazes aos problemas ambientais atuais, essas demonstram divergências quanto ao que idealizam.
Analisando o contexto histórico [histórico, ] constata-se que já aconteceram outras conferências relacionadas ao meio ambiente, inclusive no Brasil, em que foram debatidos temas como biodiversidade e desenvolvimento sustentável, no entanto [vírgula] não houve o retorno esperado. Agora, 20 anos depois, chefes de estado irão se reunir para, mais uma vez, tentar resolver tais problemas.
O Brasil é um exemplo de que muitas idéias [ideias] impostas como possíveis soluções de problemas não passam de “armadilhas ecológicas”. Por exemplo, a tão esperada Usina de Belo Monte, que será a maior hidrelétrica inteiramente nacional, no entanto [vírgula] os danos que serão causados ao meio ambiente e a [à] população indígena da região acabam omitidos pelo desenvolvimento energético.
Outro importante fato é a transposição do Rio São Francisco. Mudar o curso de um grande rio desencadeia uma série de complicações como, destruição da fauna local, problemas na agricultura e pecuária, e sem falar que o rio perde sua força devido aos desvios que são criados para levar água para outras regiões. E tudo isso para abastecer outros estados e famílias que sofrem com a seca, onde a criação de poços artesanais seria o mais viável e menos nocivo ao meio ambiente.
Fica evidente que essa conferência, assim como outras que já foram realizadas, não passa de uma utopia a [à] sociedade em que as ideias e decisões tomadas serão sempre “perfeitas”, porém quando são colocadas em prática percebe-se que não são tão perfeitas assim
Comentários do corretor
Você apresentou boas questões para retratar o tema. Porém, você poderia ter realizado uma abordagem mais ampla ao mobilizar mais ideias e argumentos que comprovassem sua tese. Seu texto firmou-se apenas na questão da usina e na transposição do Rio São Francisco. Além disso, não dê um desfecho simplista para o seu texto, aproveite a conclusão para tecer uma boa reflexão.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |