Um ser tão importante - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 04/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Longe do litoral, no cerne do serrado ou na floresta em devastação, está o ser tão importante que vive no sertão. Não tem pranchas e nem patins, vive na droga da monotomia e se cura com ervas que não são tragadas. Cheira o pó da terra arada e o veneno inseticida que em seu corpo cola com o suor. No cerne desses cerrados ou nas matas em devastação, o muro que seprara  esses seres são os quilomentros de solidão.  Dalí saí o arroz, a mandioca e o feijão; sai o leite, o mel, sai também o queijo e requeijão. O dinheiro que alí se ganha dá para comprar um para de botina que eles denominam sapatão. Existe nesses rincões o muro invisível da discriminação de um povo que não sonha além do que de direito lhe vier às mãos.

 Agora veja a malvadeza que ocorre na cidade Maravilhosa. Malvadez não com os seres que sonham subir na vida, mas com os que sonham subir no morro, ver o horizonte e vadiar nas praias sem recursos para isto. Passam à manipulados do tráfico e culpam o sistema. Coniventes, estão toda população que defendem os marginais que optaram por este modo de viver.

O Rio de Janeiro foi uma cidade Maravilhosa cercada de morros, florestas e praias. Por um longo período passou a ser uma cidade cercada de Morros, favelas, violência e praias. Agora, com todos os méritos deverá ser uma cidade cercada de todos os ingredientes citados acima e mais um belo muro, o Muro da Vergonha. Cada povo faz por merecer.

Comentários do corretor


Um erro comum dos candidatos é fugir ao tema proposto pela Banca Examinadora do Vestibular quando um assunto tem possibilidade de ser ramificado em outras vertentes.

O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.

O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas, o que não foi abordado pelo candidato, que optou por falar das pessoas que vivem nas favelas.

Às vezes, o simples é mais certo que o rebuscado. O candidato tentou englobar tudo em uma grande metáfora e, além de fugir ao tema, levou a Banca a concluir que o mesmo não domina o assunto, de grande propagação midiática. O primeiro parágrafo também distoa completamente do restante do texto, faltando aí uma conexão entre as ideias, que não se completam.

Por esta razão, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 0


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente