Depois do mundo passar anos de opressão, monarquia, ditadura e chegar até [a] liberdade e democracia precisou de um processo histórico longo e complexo onde envolveu lutas, revoltas e mortes, como a própria Revolução Francesa, muitas guerras de independências. Isso tudo porque o estado era imoral e precário com os direitos básicos e civis da população, e essa falta de sensibilização se estende até aos últimos dois séculos contemporâneos, onde algumas nações viviampor opressão, segregação racial que graças a lideres [líderes] como Nelson Mandela e Gandhi se libertaram.
O poder centralizado na [nas] mãos de ditadores, monarcas, ou até presidentes, senadores ou deputados, em geral, atraídos pela ganância, desviam boa parte dos recursos do estado [Estado] para si próprios e com isso não [há] sensibilização com causas sociais, dando prioridade a eles próprios e não a sua nação. Além de que essa falta de prioridade muitas leves leva à uma sociedade ,entre outros, com poucos direitos universais e sem liberdade . * É por esse motivos que existiu [existiram] na sociedade revoluções como a Revolução Francesa, ou até casos extremos como a morte do ditador Kadafi(Líbia), e outras agitações no extremo oriente como em nações árabes, em que o abuso passou do limite aceitável.
Portanto [vírgula] uma mobilização é necessária, pois o próprio estado [Estado]que deveria amparar esse cidadãos é o responsável por descrimina-los [discriminá-los] civilmente e juridicamente. Mesmo que a história tenha sido marcado [marcada] por revoltas violentas, houve exceções que foram tão ou mais eficientes quantos [quanto] à luta armada, foi as revoltas pacíficas. Marcada pelas figuras de Gandhi e Mandela, na primeira em que uma sociedade indiana era ainda servil e colônia a [da] Inglaterra e na outra em que brancos e negros eram segregados, na qual brancos eram considerados superiores. Em ambas houve agitação sem confronto armado por parte dos líderes, e se não tivesse havido essa desobediência civil, essa mesma sociedade não teria participação dos direitos universais que o resto do mundo usufruía.
Logo é necessário quebrar algumas regras, pois a maior lei, que deve ser posta acima de todas às outras são leis universais, como direito à vida, liberdade, educação, saúde e tudo aquilo que contribui para formação e perpetuação da integridade coletiva. Ainda porque boa parte dessas regras imposta à sociedade na verdade ficam na arbitrariedade dos estratos sociais mais elevados, que consequentemente visam a favorecer a eles antes de tudo. Por isso [vírgula] qualquer desobediência civil, que na verdade tem intuito de privilegiar o coletivo e toda a sociedade [vírgula] é válida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou bem a problemática instaurada pelo tema. No entanto, faltou clareza e objetividade na hora de passar suas ideias para o “papel”. Dessa forma, atente-se às regras de uso da vírgula, evite períodos longos e procure ser preciso e pontual. O trecho marcado com * no 2º parágrafo ficou confuso e incoerente e é um bom exemplo para retratar o problema apresentado. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |