Em nossa sociedade, cumprir normas e regras já é há muito tempo um dever de cada um, segundo a óptica de cidadania. Mas [cidadania, mas] vale lembrar que tais normas durante a história de diversospaíses, já [países já] foram algumas vezes violadas.
Podemos citar como maior exemplo, o [exemplo o] resultado de manifestações populares querei-vindicavam [reivindicavam] o direito ao voto no período em que a sociedade ainda utilizava-se do mode-lo [modelo] de voto censitário. Pode ainda ser citado Mahatma Gandhi, que muito colaborou para o apaziguamento entre hindus e muçulmanos, ou até mesmo Martin Luther King, que dedicou sua vida a luta pela igualdade e pelo fim do preconceito, e ainda apoiou impor-tantes [importantes] movimentos oposicionistas a [à] guerra do Vietnã.
Todos os exemplos que apontam para a desobediência civil servem para perceber o quão é importante, em certas ocasiões, que regras sejam violadas. Ora, se não fosse pelo empenho das pessoas citadas e de muitas outras que por meio de atos considerados por muitos ilegais vieram a desenvolver e tornar a sociedade mais justa é bem perceptível que hoje pessoas pobres, analfabetos, mulheres, negros não poderiam se quer [sequer] decidir o futuro da nação por meio de seu voto, e muito menos usufruir direitos antes delegados apenas a elite econômica.
Percebe-se que durante o desenvolvimento de uma nação, é necessário que atitudes que nem sempre seguem a legislação vigente, venham [vigente venham] a ser tomadas. Logo, se faz im-prescindível [imprescindível] uma maior flexibilidade oriunda daqueles que possuem o exercício de ela-borar [elaborar] e fiscalizar o cumprimento das leis, sendo então é preciso [sendo então preciso] que estes permitam em algumas hipóteses o descumprimento de certa lei, desde que seja realizada de forma a não prejudicar ninguém e que traga benefícios ao desenvolvimento coletivo de um povo, a solução nem sempre é punir, é útil que a legislação esteja aberta a sugestões e de tal forma sendo valorizado o conceito de democracia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes tendo em vista a problemática imposta e adequou-se à estrutura dissertativa. Contudo, faltou uma análise crítica que extrapolasse o que já havia sido dito pela coletânea. Além disso, houve alguns problemas relacionados à ortografia, principalmente hífens mal colocados, e algumas questões quanto ao uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |