A correção ou não da línguistica - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em pleno século XXI é incrível como a discriminação está tomando caminhos lastimáveis, a cor, a classe social, o grau de estudo, beleza etc. Não podia ser diferente com a linguagem, o modo que vem ganhando importância essa parte que a fala tem sido ironizada por muitos na sociedade.

Será que existe um padrão linguístico? Devemos viver em um mundo que apenas uma língua seja exercida? Só pelo fato de cada estado (principalmente dos que compõem o nordeste e o sul) ter sua fala caracterizada [caracterizada, ] já nos permite dizer que definitivamente não tem como ser exercido só um padrão linguístico. A língua varia, ninguém fala igual outra pessoa, cada indivíduo tem seu jeito de falar. O português formal, informal, ultraformal, semiformal e a diferença principalmente do escrito e do falado, nem sempre e nem com todo mundo, é como se fosse julgar pela aparência e não ver o lado interno. Assim é se fosse comparar a escrita do falado.

O carioca, gaúcho, mineiro são línguas completamente diferente [diferentes] , porque fora a característica já que vem da criação é a marca de cada estado dentro ou fora do Brasil. A certo sim uma “infração” uma da outra, mas não temos como viver em um mundo q [que] existe só uma língua, existe dentro dela a historia [história] , geografia, um todo.

Comentários do corretor


Você apresentou sua posição, mas não mobilizou argumentos plausíveis que validassem suas ideias. Seu texto permaneceu na abordagem superficial. Além disso, preocupe-se com a clareza de sua produção a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. O trecho destacado em vermelho exemplifica bem o problema.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente