Juízos de valor - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Existe uma crença (um mito, para ser mais coerente) desde as mais remotas das eras, de que os detentores de maior poder assumem não só as riquezas, como também uma forma correta da língua, colocada sobre um altar onde só os mais instruídos e poderosos tem o poder de tocar. Desde Platão, Demócrito e na antiga Roma existe uma “plutocracia linguística”. Mas por que isso ocorre?

De onde provém o sentimento de verdade e perfeição? Esta pergunta já foi indagada até mesmo por Nietzsche e continua sendo, até hoje, um grande mártir para os sociólogos e afins. Contudo, não entraremos em questões existencialistas, e nos dediquemos apenas à linha do preconceito linguístico. Para muitos, presenciar conversas de falantes da língua portuguesa onde se ouve: “paguei dez real num bolo de cenôra, cádequê é mió que nada”, pode ser motivo para risadas.

A transferência do prestígio das grandes metrópoles para a língua nada tem de intrinsecamente superiores às demais. Como diz Stella Maria em “Educação em língua materna”, esse prestígio que adquirem é resultado de fatores políticos e econômicos, e que isso ocorre em diversos países. Em seu livro, ela cita exemplo de que na França, o linguajar que possui maior status é o falado em Paris, onde explodiu a Revolução Francesa e tornou-se uma metrópole do país, onde a corte estabeleceu-se por muito tempo.

No Brasil, acredito que o maior preconceito seja o da língua urbana com a língua rural. Quem disse que a língua oral deve-se também obedecer às regras da norma culta portuguesa? Existem os níveis de linguagem, e devem ser usados! Os falares derivam conforme o meio onde se está, assim como gírias ,forma de respeito e formalidade. Se o falante não moldar-se de acordo com o público que estiver interagindo, pode ser considerado soberbo. O que tiver maior informação sobre a língua que fala, é aquele responsável por adequar-se ao nível de linguagem.

Os juízos de valor são motivados e geram preconceitos que devemos combater. Este preconceito é gerado por motivos econômicos que dão prestígio e alimentam preconceito em relação à outros. Numa era onde defendemos a pluralidade cultural, é defasado disseminar um preconceito ao falar. Ideais de perfeição nunca serão alcançados, se forem, é porque algo deu errado. Para combater a disseminação de tais elucubrações como citado no texto, é necessário investir na educação em todos os seus níveis, para que a população pare de se preocupar com outros níveis: os lingüísticos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de trazer colocações pertinentes em torno da problemática instaurada. Contudo, contesto a afirmação feita na conclusão, uma vez que não se deve confundir as normas impostas pela Gramática Normativa e os estudos linguísticos. Se não houvesse os estudos linguísticos, quem estudaria a riqueza da linguagem?

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente