É comum a sociedade impor padrões aos indivíduos. Muitas vezes criticamos as pessoas pelo seu modo falar e às vezes até as excluímos. Mas será que a linguagem é um fator a ser considerado para a aceitação social?
É possível identificarmos a diversidade da linguagem no nosso país. A fala representa não só aspectos da tradição brasileira, mas também aspectos sociais, o que só faz enriquecer e demonstrar a nossa própria cultura.
Dessa forma, é inviável considerar apenas um padrão linguístico como aceitação social [como digno de aceitação] . Não podemos permitir que um indivíduo não possa interagir em um determinado meio só por julgarmos “certo” o [a] sua forma de falar. Pois, cometeríamos práticas como o preconceito, e também limitaríamos as particularidades de cada individuo.
Portanto, é necessário que julgamentos pré-concebidos sejam descartados. É preciso que as pessoas percebam a importância da diversidade linguística. Pois essa vai muito mais além de uma prática “bonita” de falar, mas reflete a nossa própria realidade cultural.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias que evidenciaram a problemática do tema. No entanto, você não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que aprofundasse sua discussão, permanecendo seu texto na abordagem superficial. Mobilize exemplificações concretas que comprovem suas ideias e levem seu texto a ir além do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |