A linguagem - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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A linguagem é um sistema de signos e sinais que possui a finalidade de comunicação e expressão de valores , de ideias e de pensamentos . Ela nasceu como uma profunda necessidade de comunicação segundo Rousseau .Contudo , haveria uma forma apropriada para o seu uso?

Na Grécia Antiga , debatia - se a função da palavra : se ela era natural do homem , isto é, possui sentido próprio e necessário , ou se ela seria uma convenção social (decisões consensuais da sociedade ).Todavia , a definição de Platão para a linguagem seria um medicamento ou remédio para o conhecimento , pois através do dialogo [diálogo] , conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros . Atualmente , estudos demonstraram que as línguas se transformam por razões internas e não por fatores externos .O mundo suscita de sentidos e palavras (as significações ) , que levam a criação de novas expressões linguísticas.

Embora a fala seja um ato individual do uso da língua , ela exprimi [exprime] o caráter ou espírito de um povo .Como por exemplo, quando o escritor Graciliano Ramos descreveu a realidade dos retirantes nordestinos em sua obra “ Vidas Secas “ , apropriou-se do “sotaque” daquela região afim [a fim de] de retratar o povo nordestino. Portanto , a palavra é fruto do homem ,tornando-se corpo de seus pensamentos .Não faria sentido em estabelecer paradigmas para a fala , pois esta é a mais natural representação de uma cultura ,em que nossa sociedade é bastante diversificada .

Comentários do corretor


Você apresentou bons argumentos para defender seu ponto de vista. No entanto, seu projeto de texto quase não explorou a problemática do Preconceito Linguístico em si, que é o foco central do tema. Faça uma leitura crítica e atenta da coletânea a fim de nortear suas ideias sobre o recorte temático. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente