Somos todos igual - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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Em hipótese alguma ,podemos discernirmos [discernir] se é correto ou incorreto, um individuo [indivíduo] que habita diferente lugar,e usuário do mesmo português,se expressar de maneira diferente ,e crítica-lo por isso.

[Só] porque pessoas tem [têm] sotaques diferenciados,isso não justifica que ele não esteja seguindo a norma curta,é claro que um homem nunca fala igual um menino, assim também como um paulista não fala como um baiano. Já que esse preconceito insiste em considerar um individuo ou grupo incapaz ou inferior,o preconceito linguístico, não seria excessão entre os demais, para ser mais um preconceito social.Vivemos em uma sociedade, que muitos só sabem criticar, sem ao mesmos terem consciência do que fala,é as consequências que trazem para as outras pessoas.Muitos são até motivos de deboche para várias pessoas, só por terem sotaques diferentes,sendo que ele pode ter as mesmas qualidades, ou ser até ser melhor do que aqueles que debocham dele e ainda se acham superiores.

Para amenizarmos esse tipo de preconceito,é preciso que cada um se mantenham informado , antes de sair criticando as pessoas sem ao menos saber se está certo ou errado, e sermos menos preconceituosos, afinal somos todos iguais.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias sobre o tema. No entanto, preocupe-se com a organização e clareza de seu projeto de texto. Dessa forma, desenvolva seu texto em parágrafos claros e precisos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Além disso, para validar seu posicionamento é preciso desenvolver uma linha argumentativa plausível que comprove suas ideias e isso não ocorreu. Amplie seus argumentos e vá além do senso comum. Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente