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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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Seria certo julgar as pessoas pelo modo de pronunciar as palavras? Julgar não é certo, mas toda regra tem a sua exceção. Em cada lugar, [sem vírgula] existe uma cultura diferente e uma consequência disso, cada povo tem seu próprio modo de pronunciar as palavras.

Estamos em um mundo que temos preconceito com tudo, e agora o assunto é o modo de falar. Uma pessoa que mora no interior e que não teve o devido estudo, provavelmente terá uma dificuldade em pronunciar as palavras corretamente, mas o difícil e [é] aquela pessoa da cidade que teve estudo e fala tudo correto, entender isso. Eles julgam, riem, debocham coisa que não é agradável para ninguém. Isso poderia ser considerado como bulling [bullying] , discriminação social, pois isso não é considerado um erro é sim uma falta de conhecimento sobre a fonética das palavras.

Acho que todo mundo devia mudar, as pessoas não podem ser discriminadas desse modo, pois elas não têm culpa disso. Corrigir elas pode até afetar o emocional da pessoa, pois ela pode ficar com vergonha e se excluir, mas se tiverem a chance de irem a alguma escola ou algum lugar onde haja uma pessoa disposta a ensiná-los, garanto que eles iriam aprender e gostar, mas isso é no caso de pessoas da mesma região.

Temos também o caso das pessoas de outros lugares que viajam e provavelmente encontram pessoas que falam de um modo diferente do deles, uma coisa comum. Mas que temos algumas pessoas que não acham isso normal e criticam sem saber. Coisa que não deveria existir.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, seus argumentos estão muito vinculados ao senso comum e não foram o suficente para comprovar e validar sua posição. Dessa forma, desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente capaz de promover uma boa reflexão, sustentar sua tese e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente