Subordinados das abreviações. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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Vivemos numa época onde estamos ao redor de uma tecnologia avançada. Deixamos para trás o uso permanente de livros para pesquisa e até para o entretenimento, e passamos a adotar, muitas vezes, os sites de informações rápidas e os sites de download. Passamos então a nos acostumar com a informação fácil. Todo esse processo tecnológico a que estamos subordinados levou o nosso cérebro a um desejo de informações cada vez mais rápido.

Percebe-se isso nas crianças e adolescentes de hoje em dia, estes que estão mais ligados à internet e celulares móveis. Ao ficarem ausentes dessa tecnologia [vírgula] eles afirmam que estão tediosos, isso porque seus cérebros não está [estão] recebendo informações excessivas em um curto período de tempo. Isso acaba os levando [vírgula]  e até a nos [nós] mesmo, [a] adotar essas informações rápidas e passar a escrever de forma abreviada, deixando para trás de vez a norma culta do português.

As abreviações tornaram-se parte do cotidiano do ser humano, ligado às redes sociais. Isso deixa com que a pessoa se acostume com um vocabulário curto, e passe a adotar palavras sem nenhuma complexidade. Outro fato interessante, que nos leva as [às] abreviações e o abandono à língua portuguesa, são os pacotes de mensagens instantâneas oferecidas pelas linhas telefônicas. O consumidor fica a mercê de um limite de letras disponíveis, tendo que então, ficar sujeito a abreviações para não ter que pagar outras mensagens.

Todos esses fatos são uma grande consequência do avanço ao qual estamos ligados. Estes exemplos não exprime que estamos retornando a uma era primitiva, estamos deixando de lado a interpretação de bons textos e uma boa conversa com assuntos distintos. Nossos irmãos, filhos e sobrinhos hoje estão deixando com que as abreviações e erros ortográficos sejam sua única fonte de consulta linguística. Eles devem saber da existência de uma língua das quais seus irmãos, pais e avós ficaram sujeitos a aprender. Cabe a eles decidirem se esta é a certa ou a errada.

Comentários do corretor


Você apresentou boas ideias e desenvolveu um projeto de texto claro. No entanto, o foco do tema não é Uso de Abreviações gerado pela Internet, e sim a questão do Preconceito Linguístico e a língua padrão. Faça uma leitura crítica e atenta da coletânea parar nortear suas ideias e, assim, adequar-se ao tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente