A fala por indivíduo - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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A língua [é] nosso idioma materno,nossa identidade.A fala, nossa [A fala é nossa] comunicação individual para estabelecer relações com outros indivíduos.Em um país tão grande como o nosso, como é possível existir tanta diferença na fala?O que acontece com uma pessoa que não domina a forma culta?
No Brasil, cada região tem sua própria cultura,gíria, estilo de música,entre outros.A fala também entra nessa lista,como sendo variante não só de região,como de pessoa.Como tudo é questão de adequação,com ela não é diferente.Não é errado a forma coloquial,há momentos certos para usá-la,assim como há para a forma culta.É como se fosse um guarda-roupa onde temos várias peças,cada uma para sua ocasião.A fala culta é essencial para uma boa estabilidade.Porque é cobrada em entrevistas,vestibulares e concursos.
Mas como cada um tem sua própria maneira de se expressar,no final,o importante mesmo é estabelecer comunicação com a sociedade,e entender que até na fala somos diferentes.Assim podemos construir um país muito melhor,começando sem esse preconceito linguístico que nos é passado ainda quando crianças.

Comentários do corretor


Amplie suas ideias e argumentos para melhor retratar as questões que envolvem o tema. Seu texto realizou uma abordagem simplista e genérica que não foi o suficiente para realizar uma boa análise acerca da problemática instaurada. Desenvolva seu projeto de texto e vá além do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente