Preconceito linguístico, uma ignorância assassina. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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Atualmente [vírgula] um assunto polêmico é o preconceito linguístico, devido a sua imensidão geográfica, o Brasil é um país de cultura heterogênea, sendo as características lingusticas [linguísticas] também diversificadas, há pessoas que não aceitam e não respeitam a multiplicidade da linguagem; mas será justo afirmar que quem não segue a norma culta se comunica de maneira incorreta?

É fato que a gramática tradicional não pode ser abandonada, além disso, deve ser cultivada, pois é o padrão do indioma, porém no ato de comunicar-se se aceitarmos ela como única estaremos assassinando diabolicamente as lindas variações regionais, por exemplo, as do sertão nordestino.

Ademais, muitas dessas metamorfoses criadas pelo brasileiro dão o tom da conversa como o “bah” gaúcho e o “oche” pernambucano que expressam raízes do falante e caracterizam espanto.

Entretanto [vírgula]  existem as ocasiões formais, onde [em que] as circunstâncias são propícias a seguir o modelo clássico, como em reuniões, textos, documentos, palestras, entrevistas, redações, cartas e até mesmo uma convenção,esses ambientes não dão espaço para costumes e vícios.

Enfim, conclui-se que o preconceito deve ser erradicado em qualquer gênero, e que não há maneira correta de expressão, todavia o respeito deve existir, o sábio caipira deve compreender o intelectual urbano e o mesmo deve agir reciprocamente, lembrando sempre que cada local é dono de seus hábitos.

Comentários do corretor


Você fez colocações muito pertinentes em relação ao tema proposto. No entanto, amplie seus argumentos para possibilitar uma rica discussão em torno da questão imposta. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e comprovar sua tese. É fundamental trazer exemplificações concretas para sustentar e validar seu posicionamento!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente