É inconcebível como um determinado tipo de preconceito, tão presente no cotidiano, possa passar despercebido por grande parte das pessoas. Trata-se do preconceito linguístico. Mas o que é este preconceito e como ele pode interferir em nossas vidas?
Preconceito linguístico refere-se a qualquer forma de discriminação ou violência motivada pela forma como o indivíduo faz uso da língua. Este repudio [repúdio] está geralmente voltado para as gírias, expressões regionais, contrações... Ou seja, o léxico que caracteriza uma determinada minoria ou grupo social de menor poder político. Por exemplo [vírgula] imaginemos o caso de um “roceiro” que decide mudar-se da zona rural para a metrópole. Ao chegar lá, passa a ser alvo de preconceito por sua maneira de falar, típica dos habitantes da roça.
Estas variações da língua estão ligadas a dois fatores primordiais: o regional e o econômico. O regional engloba os variantes aspectos da cultura de uma determinada região, a história desta, as tradições de seu povo e seu modo de vida. O outro fator é o econômico, pois em uma mesma localidade pode-se existir diversas realidades econômicas, o que se reflete no acesso desigual a educação de qualidade.
A solução para o problema do preconceito linguístico é a criação de um programa escolar para combater a ideia de que apenas uma modalidade da língua, [sem vírgula] é a “correta” ou a verdadeira. Devem-se ensinar as crianças de que a linguagem é volátil e está em constante transformação, se adaptando aos diferentes ambientes e situações. Dominar as variantes da língua e saber utilizá-las quando oportuno, é uma qualidade imprescindível para quem quer ser bem sucedido em um mundo globalizado.
Comentários do corretor
Você apresentou uma projeto de texto claro e bem escrito que retratou a problemática do tema. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados , exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer seu texto.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |