Um preconceito pouco conhecido. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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É inconcebível como um determinado tipo de preconceito, tão presente no cotidiano, possa passar despercebido por grande parte das pessoas. Trata-se do preconceito linguístico. Mas o que é este preconceito e como ele pode interferir em nossas vidas?
Preconceito linguístico refere-se a qualquer forma de discriminação ou violência motivada pela forma como o indivíduo faz uso da língua. Este repudio [repúdio] está geralmente voltado para as gírias, expressões regionais, contrações... Ou seja, o léxico que caracteriza uma determinada minoria ou grupo social de menor poder político. Por exemplo [vírgula] imaginemos o caso de um “roceiro” que decide mudar-se da zona rural para a metrópole. Ao chegar lá, passa a ser alvo de preconceito por sua maneira de falar, típica dos habitantes da roça.

Estas variações da língua estão ligadas a dois fatores primordiais: o regional e o econômico. O regional engloba os variantes aspectos da cultura de uma determinada região, a história desta, as tradições de seu povo e seu modo de vida. O outro fator é o econômico, pois em uma mesma localidade pode-se existir diversas realidades econômicas, o que se reflete no acesso desigual a educação de qualidade.

A solução para o problema do preconceito linguístico é a criação de um programa escolar para combater a ideia de que apenas uma modalidade da língua, [sem vírgula] é a “correta” ou a verdadeira. Devem-se ensinar as crianças de que a linguagem é volátil e está em constante transformação, se adaptando aos diferentes ambientes e situações. Dominar as variantes da língua e saber utilizá-las quando oportuno, é uma qualidade imprescindível para quem quer ser bem sucedido em um mundo globalizado.

Comentários do corretor


Você apresentou uma projeto de texto claro e bem escrito que retratou a problemática do tema. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados , exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer seu texto.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente