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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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O mundo com seus diversos idiomas forma uma verdadeira Babilônia Linguística, pois são faladas inúmeras línguas, dialetos e idiomas. No entanto, no seio da sociedade residem inúmeros preconceitos linguísticos, pois, em muitos casos, o idioma é usado de forma errada, principalmente, em aspectos gramaticais e econômicos, caracterizando um dilema do certo ou errado.

No tocante ao aspecto gramatical é sabido que a língua, principalmente a portuguesa [vírgula] possui inúmeras regras e, com isso, transforma-se num obstáculo ao aprendizado de alguns indivíduos. Desta forma, o falar e o escrever bem se tornou privilégio de poucos, pois além de possuirmos uma Educação Pública de má qualidade, no que tange aos primeiros anos estudantis, isto é, no momento mais importante - alfabetização, alguns segmentos sociais ainda são vítimas de preconceitos ligados à questão do regionalismo ou condição socioeconômica. Para termos uma ideia da complexidade do problema, só no Brasil, onde residem pouco mais de cento e noventa milhões de pessoas [vírgula]  já é possível encontrar inúmeras variedades linguísticas. O carioca, o paulista, o nordestino, o nortista, o sulista praticamente possuem um dicionário próprio com denominações regionais; imagine em esfera mundial, o problema se agrava ainda mais. Além disso, o aspecto econômico entra em pauta quando nos referimos à educação de qualidade, que é dada principalmente para as classes mais elevadas e que têm acesso aos melhores estabelecimentos de ensino.

Ademais, cabe destacar que dentro do aspecto gramatical, reside uma situação de uso frequente, pois as regras de uma língua são mutáveis, isto é, mudam com o passar do tempo e conforme a população utiliza. Algumas expressões vão sendo incluídas em nosso dicionário de acordo com a sua utilização. Por isso, alguns segmentos ligados à música e à política são campeões em criar expressões que geram palavras para aumentar o nosso dicionário, como fanqueiro e desburocratização.

Assim, quando nos referimos ao preconceito linguístico, advindo do choque da gramática correta com o regionalismo, gírias e modismo é importante ter em mente que a gramática rege o que é correto, porém é importante adaptar-se as  [às] inovações, banindo o que realmente é errado. Logo, é notório que nem tudo que se fala por aí deve ser considerado e aprovado nos padrões da língua.

Comentários do corretor


Você construiu um projeto de texto claro que abordou a problemática do tema. No entanto, você não estabeleceu uma discussão em torno da questão da valorização de um único padrão linguístico como digno de aceitação social e sobre os problemas deste tipo de concepção. Faça uma leitura crítica e atenta da coletênea a fim de nortear suas ideias. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente