Incapacitado por desconhecer - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um país como o Brasil, culturalmente diversificado constituído por diferentes etnias, não e [é] favorável para o próprio deixar que a linguagem oral e escrita se torne vulgar. Considerando-se que uma pessoa que não fala corretamente, só o suficiente para ser compreendido, perde a capacidade de falar de assuntos específicos por desconhecer o que e [é] gramaticamente correto.

O ser humano constrói a si mesmo interagindo, ou seja, se o contato oral com outros e [é] produtivo na sua essência traz sabedoria, mas se e [é] cheio de erros, torna-se medíocre. O alicerce da sociedade e garantir o acesso a informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica, e estimulando o enfrentamento das questões sociais.

Existe um preconceito em relação à linguagem falada, certas pessoas que acham que são de culturas superiores a os demais usam o erro como uma forma de bullying lingüístico, em relação a outros cidadãos que tem pouco acesso a os [aos] meios educacionais corretos, para humilhá-los e fazer com que se sintam excluídos socialmente. Apesar de em alguns momentos do cotidiano a gente variar a forma como falamos sem se preocupar com os erros por esta [estar] entre pessoa intimas [íntimas] , esse fato não deve se torna [tonrar] comum no trabalho, prejudicando a forma como se desempenha os serviços.

O preconceito existe, mas erros banais também, e importante que exista um equilíbrio entre esses dois, não importa o quanto pareça certo, o erros são cometidos e devem ser corrigidos, apesar de deixar as pessoas frustradas.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto evidenciou sua posição sobre o tema. No entanto, é fundamental realizar uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias e sua produção não demonstrou isso, uma vez que você defende justamente o que a coletânea condenou. Atente-se!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente