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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 25/03/2012

Status:

Corrigida
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O preconceito linguístico é a não tolerância em relação ao modo como as pessoas falam, como definir uma linguagem correta tanto falada como escrita, muitos criticam principalmente os que possuem pouca leitura, pois a falta do mesmo os deixa a [à] míngua, casos curiosos como no nordeste onde á sempre mudanças no modo de falar.

De acordo com marcos [Marcos] Bagno, preconceito linguístico é a atitude que consiste em discriminar uma pessoa devido ao seu modo de falar. O português falado no Brasil é diferente do de Portugal [vírgula] mais [mas] o mais incompreensível é que alguns doutores em língua falam que o português falado no Brasil e [é] dito perfeito, o português falado é muito diferente do escrito; o escrito possui normas cultas, colocação de verbo no lugar certo possuindo todas as regras, dito o padrão, notamos que muita das vezes atropelamos palavras colocando conjunções inadequadas e nem por isso deixa-se de compreender o que se foi dito. O preconceito surge assim querendo que todos falem igual e dito a escrita formal [vírgula]mais [mas] isso é impossível [vírgula] seria muito difícil e bizarro alguém falar tudo certinho de acordo com a gramática [vírgula] pois ela pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa.

Desde que na fala se compreenda o que se foi dito e valido [é válido], pois a linguagem é isso [vírgula]é uma forma de transmitir comunicação.A educação e [é]  o meio pelo qual se pode mudar essa ideia de padrão [vírgula] ate [até] porque isso é pouco conhecimento de cultura [vírgula] pois cada região possui um modo de falar de se expressar diferente dos outros que não quer dizer que sejam inferiores.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto, no entanto, seus argumentos estão muito vinculados ao senso comum e não foram o suficiente para comprovar seu ponto de vista. Dessa forma, desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente. No mais, preocupe-se com a clareza de sua produção e atente-se às regras de uso da vírgula.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente