O preconceito linguístico pode ser evitado - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 24/03/2012

Status:

Corrigida
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As diferentes formas e variedades do uso da linguagem são características marcantes da cultura de um povo. Os brasileiros são um exemplo a parte, possuindo a [à] disposição uma rica gama de vocabulários e falares, além de excelentes escritores de diferentes movimentos artísticos. Mas, devido a grande diversidade do português brasileiro, surgem com frequência diversos contrastes de ordem social, demonstrando a enorme diferença cultural, intelectual e econômica da população.

Recentemente, o livro "Por uma vida melhor", que o Ministério da Educação do nosso país permitira sua distribuição, continha erros na gramaticalidade de algumas palavras, o que causou um intenso debate sobre um assunto, antes pouco comentado, denominado preconceito linguístico.

O preconceito linguístico, apontado,seria explicado pelas diferentes culturas regionais, situações econômicas e das taxas de alfabetização no Brasil. Isso favorece à uma dinâmica de distanciamento linguístico de um povo, que em nada favorece ao bem-estar social de um meio que deseja se desenvolver culturalmente.

O mais importante do preconceito linguístico é que podemos evitá-lo. Prováveis motivos para ridicularizarão e menosprezo podem nem existir, principalmente quando cada indivíduo se esforçar para utilizar uma linguagem clara, de acordo com o momento e a situação. Mas, todavia, todo o cidadão deve respeitar as linguagens menos elaboradas e concatenadas, pois principalmente no passado de nosso país grande maioria dos brasileiros não contaram com a oportunidade de frequentar uma escola, de conhecer as regras gramaticais e de se instruir intelectualmente.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito, porém, você poderia ter melhor explorado o recorte temático. Vá além de uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente que comprove suas ideias e melhor evidenciem a problemática instaurada pelo tema. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente