O preconceito no português - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 24/03/2012

Status:

Corrigida
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Vivemos em um país onde a diversidade cultural prevalece. O nosso próprio idioma há muito não é uma réplica do português falado em Portugal. Sofremos influência indígena e de países de todo o mundo. Logo, nos deparamos com o impasse ao julgarmos onde fica a fronteira entre o regionalismo e os erros ortográficos.

Temos o preconceito já como parte de nós e tudo que foge ao que conhecemos é tachado [taxado] . Entretanto, na oralidade, nem mesmo a pessoa mais culta está livre de erros, ainda mais em uma conversa informal entre amigos.

Em nosso cotidiano temos o hábito de julgar tais regionalismos como fora da variedade padrão, mas ninguém pensa no motivo para as pessoas de certas regiões falarem “tchê”, “uai”. “ocê”, entre outras expressões. O que é errado pra alguns, pode ser o certo pra muitos em determinado lugar, isso é uma questão puramente cultural.

Por exemplo, se uma criança do interior cresce escutando “nóis vai”. Quando adulto falará e escreverá da mesma da mesma forma, pois é assim que foi criada e é isso que tem como certo. Ao chegar em outro lugar será corrigida e talvez até mesmo motivo de risadas. Isso acontece por causa do nosso etnocentrismo, que nos deixa cegos e logo achamos errada a cultura que é diferente da nossa.

Quando tivermos como base de nossas vidas a educação e o respeito, não haverá julgamentos precipitados ou ignorância. Cada região possui suas peculiaridades, que apesar de ás vezes não serem gramaticalmente corretas, não está em nossas mãos o poder para dizer que isto ou aquilo está certo ou errado.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que melhor discutisse a problemática do tema, ficando seu texto à margem da abordagem simplista e superficial. Dessa forma, amplie suas ideias e argumentos para melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente