É possível considerar apenas um padrão linguístico como digno de aceitação social? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 24/03/2012

Status:

Corrigida
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A cultura brasileira diversifica-se tanto na música, nos costumes populares como na linguagem regional, por isso não se deve determinar uma única forma de falar para todo cidadão, tendo em vista que isso seria um processo de inculturação da sociedade.
A comunicação consiste em um emissor e em um receptor de informação, logo se houve entendimento entre esses então é porque o conteúdo foi transmitido de maneira clara.

É evidente que diante de uma carta a ser escrita a uma autoridade, por exemplo, é necessário que se siga as normas gramaticais e cultas, pois o objetivo nessa situação é passar um comunicado com coesão e formal.

Algo que vem acontecendo atualmente, principalmente entre os jovens, é o uso de expressões e abreviações utilizadas comumente em páginas de relacionamentos da internet no cotidiano e até em redações escritas, comprovando assim que a língua falada está sempre em transformação e, algumas vezes, alterando a escrita.

Portanto, não é preciso padronizar a Língua Portuguesa, mas sim leva – lá a vários lugares e pessoas através de uma educação de qualidade e sobretudo respeitando as diferenças culturais e regionais, desfazendo-se do preconceito linguístico de falar “certo” ou “errado”.

Comentários do corretor


Seu projeto texto está claro e bem escrito, no entanto, fez uma abordagem genérica e simplista sobre o tema. Dessa forma, procure desenvolver uma linha argumentativa plausível e consistente que comprove sua tese e melhor explore as possibilidades de ideias que o tema favorece. Vá além do senso comum e da superficialidade se pretender validar seu posicionamento!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente