Entender ou Padronizar? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 24/03/2012

Status:

Corrigida
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Em uma sociedade,cada cidadão vive de maneira independente e de acordo com os princípios estabelecidos por sua devida geração e costumes.Há vários sistemas sociais e dentro deles variedades de línguas,dialetos e expressões corporais que como um todo levam ao mesmo objetivo de comunicação.

Diferentemente de um urbano modernizado,que leva sua vida na correria do trabalho e dos estudos,um roceiro cuida dos pastos,animais e não reclama por não ter as mesmas condições de estudar que o outro tem,pois é assim que ele sempre viveu,o meio familiar o ensinou a seguir tais práticas.

Muitos olham para o caso do roceiro e o julgam pela aparência e principalmente por não falar o português correto imposto por muito gramáticos desde o período colonial brasileiro.Atualmente,a mídia e as empresas em geral selecionam os seus candidatos baseados em uma forte capacidade de falar "bonito" e isso gera uma grande pressão na concorrência.

O entrevistado diante do outro que falou tudo concatenadamente com r e s,se sente desprezado por ter errado uma palavra,e o que a empresa ver dele?Um analfabeto e só mais um na fila.O quesito a ser considerado mais importante,na realidade,é entender o que se diz e não considerar certo indivíduo só porque conversa conjugando os verbos em todos os tempos verbais.

Não pode haver padrão de língua em uma sociedade,pois cada um tem diferentes culturas linguísticas baseadas no ambiente em que vive e se isso não for aceito consequentemente levará a uma grande falta de humanização e de total exclusão social.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno do tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível e consistente que comprovasse sua tese e melhor explorasse as possibilidades de ideias que o tema favorece. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentavtivos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente