No Brasil a língua padrão adotada é o português, o que não é nenhuma novidade. Mas o que a maioria das pessoas não consegue diferir, é o português escrito, [sem vírgula]do português falado. O que aprendemos na escola, [sem vírgula]foi o português padrão e formal, e que de fato é o usual na escrita. Porém [vírgula] diversas são as variações de nossa língua falada, por inúmeros aspectos, sejam eles regionais, culturais, ou sociais. Essa diversidade causa o chamado preconceito linguístico.
Mais comumente sofrido por pessoas de classe social baixa, ou interiorana, o preconceito linguístico que assola milhares de pessoas, nasce de maneira sutil, geralmente no convívio dos alunos, e que perdura desde os primeiros anos de escola. Diariamente essas pessoas sofrem discriminação pelo modo como falam e se expressam. O convívio social se torna difícil, pois como em todo preconceito, são excluídos socialmente, interferindo diretamente em seus cotidianos; no trabalho, ou na busca de um; em concursos, vestibulares, por ex. [exemplo] .
A falta do português culto e normativo na fala, [sem vírgula]não deve ser julgado como errado, pois tudo depende do contexto sócio-cultural em que se está inserido. Em situações corriqueiras, a maioria das pessoas deixa-se levar pelo “brasilês”, que é a “língua” que todos entendem. É importante ressaltar, [sem vírgula]que a fonética também gera preconceito entre falantes de diferentes regiões brasileiras.
Contudo, o que deve ser compreendido ao nos depararmos com situações de variedade linguística, é que de fato, não existe um modo “correto” de se falar. Afinal, fazemos parte de uma nação diversificada, e vivemos em um país multicultural. Ter a sensatez de que mesmo em um país democrático e "igualitário", o discurso de um doutor, ou de um advogado, não é o mesmo de que o de um simples operário, e que nem por isso ele deixa de ser um cidadão. Portanto, essa, como todas as outras diferenças que possuímos, deve ser encarada principalmente com respeito, [sem vírgula]e entendimento social.
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula, o mau uso delas prejudicaram a construção de sentido de seu texto. No mais, procure apresentar argumentos que extrapolem o senso comum e as ideas já expostas na coletânea. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |