a pluralidade cultural - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 24/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A língua é uma riqueza cultural , que é usada como objeto de interação , entre seus falantes .Mas o seu uso por diferentes locutores esta [está] contribuindo para um preconceito lingüístico , esse preconceito fundamenta-se nas regras gramaticais ou nas diferenças regionais .Contudo [vírgula] será que podemos classificar a linguagem popular como “errada “?

Podemos observar , [sem vírgula]as diferentes formas que uma mesma pessoa , [sem vírgula]pode se comunicar , como por exemplo ,entre o juiz e um juiz , ou entre o juiz e um menino , isto é , dependendo de quem ou com quem se fala , a língua pode ser transmitida de diferentes formas. Essas variadas formar [formas] que uma pessoa tem para se comunicar , [sem vírgula]representam a pluralidade cultural

Conquanto , as diferenças sócio-econômicas impedem essa singularidade cultural , ou seja , essa difernça [difereça] é bastante notável quando se faz uma comparação no ensino de um pobre com um rico .Portanto , essa diferença contribui para a taxação de uma linguagem errada.

No entanto , a língua , [sem vírgula]não é algo imutável ,ou seja, ela sempre haverá variação de seu vocabulário ao longo dos tempos e com essa evolução o seu vocabulário vai absorvendo palavras populares que irão diversificar seu vocabulário

Através disso , podemos considerar que a língua pode ter diferentes formas –com seus erros gramaticais ou com seus diferentes sotaque -, e que é através dessas diferenças de linguagens que demonstramos nossa diversidade cultural.Portanto [vírgula]a diversidade de línguas não pode ter apenas uma forma como certa

Comentários do corretor


Você aprensentou suas ideias e seu ponto de vista sobre o tema. Porém, preocupe-se com a clareza de sua produção, dessa forma atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos. Para validar seu posicionamento é necessário apresentar uma linha argumentativa plauísel e consistente que valide seu ponto de vista. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente