O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação que escape desse triângulo escola – gramática – dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “ errada, feia, estropiada”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”. O preconceito linguístico não é um MITO, é uma realidade bastante cruel e excludente. Quantas pessoas já não foram excluídas ou rejeitadas de uma comunidade ou de um grupo de "amigos" por se expressarem fora das normas cultas? Foram vistas como ignorantes ou mal-educadas, por não saberem conjugar corretamente um verbo ou não saberem usar "palavras bonitas".
Não devemos de modo algum discriminar um cidadão que não sabe fazer o uso correto da língua, um grande exemplo é um caipira, ele não consegue se comunicar através de uma linguagem como a de um advogado, ou a de um médico. E é certo discriminá-lo? Claro que não. Temos que entender que muitas pessoas falam ‘‘errado’’ não porque querem, talvez não tiveram oportunidades de estudo como temos agora, e as poucas palavras “certas que pronunciam” aprenderam sozinhos.
Se fossemos [fôssemos] pensar que as pessoas que falam errado, que dizem Craúdia, chicrete, pranta, têm algum ‘‘defeito” ou “atraso mental”, seríamos forçados a admitir que praticamente toda a população brasileira sofre desse mal, inclusive Luís de Camões, já que escreveu ingrês, pubricar, frauta, frecha, na obra que é considerada até hoje o maior monumento literário do português clássico, o poema Os Lusíadas.
A luta contra este preconceito está em suas mãos.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias que retrataram com maestria problemática do tema e evidenciaram sua percepção crítica. Parabéns! Para chegar à excelência total, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas histórica etc.) que enriqueçam sua produção. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |