A Diversidade da Fala - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 23/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O preconceito existe em diversos setores na sociedade, na cor da pele, na classe social, na religião, e como não poderia ser diferente, existe também preconceito com a fala e a escrita. Mas [vírgula]  existe uma forma correta de se falar? Ou cada região tem suas particularidades sem que isso a torne certa ou errada, apenas... Diferente?

A gramática da Língua Portuguesa é perfeita, e deveria ser realmente um norte para nós Brasileiros utilizarmos a fala e a escrita de forma correta. Mas [vírgula] na realidade não é assim que ocorre, no Brasil, cada região tem uma forma diferente de falar e uma forma diferente de pronunciar certas letras, por este motivo não podemos classificar o certo ou o errado.

A diferenciação no modo da fala é uma forma de termos identidade, uma forma de manter as características culturais de um povo. Pois o principal intuito da fala é comunicar algo, o mais importante que uma mensagem seja passada e seu receptor entenda o que foi dito. Isto se chama comunicação e não importa a maneira como ela é feita, se cumprir o seu papel principal.

Não estou dizendo que devemos esquecer nossas regras de português e ignorá-las por completo. Claro que temos que ter discernimento para também saber usá-la corretamente e cuidarmos para não nos tornarmos em certo ponto, ignorantes. Mas a fala diária deve ser encarada com naturalidade e respeitando as diferenças de região, sotaque e grau de instrução.

Portanto, a língua é um objeto de comunicação extremamente dinâmico, no qual carrega muitas características pessoais, e por este motivo não pode ser taxada de errado por não seguir as regras. Devemos respeitar as diversas formas de comunicação existentes em nosso País. Mais do isso, devemos respeitar as pessoas do nosso País.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. No entanto, para ir além de uma abordagem superficial e simplista, amplie seus argumentos. Dessa forma, procure estabelecer uma linha argumentativa plaúsivel e consistente ( mobilize fatos, dados, exemplos, estabeleça análises e reflexões, faça comparações e contraposição, recorra a retrospectivas históricas etc.) que melhor explorem as possibilidades de ideias que o tema favorecee validem sua posição. Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente