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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 23/03/2012

Status:

Corrigida
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O preconceito línguistico é o resultado da manipulação ideologica [ideólogico] da sociedade.A língua não é uma corpo homogêneo,hà variações em todos os lugares do pais [país],essa diversidade tem influência histórica de outros povos.

No periodo de colonização, o Brasil foi influênciado [influenciado] por diversos povos,existe no país uma imensa riqueza de diversidade cultural.Sendo a sétima língua mais falada do mundo,o português passou por grandes alterações,desde à sua origem até os dias de hoje,sofreu e sofre grandes dinâmismo [dinamismos] ,variações situacionais,sociais,é facil [fácil]perceber que a língua de 50 anos atrás é muito diferente da atual.Para alguns línguistas como Marcos Bagma [Bagno] ,não existe uma língua unica [única] ,padrão como sendo digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas,explicada nas gramáticas e catalogadas nos dicionários.Segundo Bagma [Bagno] [vírgula] o que se observa é um preconceito que baseia-se na crença ideologica [ideológica] de que "as pessoas sem instrução falam tudo errado".Com uma nação com tantas variaçoes [variações] línguistica [linguísticas],fica complicado definir o que é "certo ou Errado".

Pode-se afirma ainda, que os meios de comunicação,como a midia [mídia] ,tem contribuido para estender o preconceito racial através da língua,como se vê existe o preconceito contra a fala de determinadas classes sociais,o preconceito regional,é uma verdadeira acinta aos direitos humanos.O modo como é retratados [retratado] nas novelas todos os personagens nordestino [nordestinos] ,um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar risos,escárnio,deboche dos demais personagens,representam uma forma de maginalização [marginalização] e exclusão.Um falatório recente é o novo livro adotado pelo MEC [vírgula] "por uma vida melhor"da professora Heloisa Ramos,que defende de forma revolucionária de ser possível falar " nós pega o peixe" quebrando a ideologia,a conservação de fatores e mitos que no fundo nada mais é que instrumento de opressão.

No entanto,observa-se que milhares de crianças,jovens e adultos não sabem se comunicar usando o propria [a própria] língua materna em nivel [níve] mais sofisticado,que deveria ser ensinado nas escolas,preenchendo as grandes lacunas existentes na educação basíca.Algumas pessoas sejam elas,motivadas pelo trabalho ou não, não tireram [tiveram] a oportunidade de estudar e devido a esse pouco dominio [domínio] da norma culta são tachadas [taxadas] pela sociedade de mediocres [medíocres] ou de ignorantes entre outras. Adimite-se regionalidade em uma conversa informal [vírgula]  mas a escola deve se pautar na norma formal,do contrário que sentido faz em ensina [ensinar] .

Portanto,apesar de toda diversidade existente,a norma culta mediante aos fatos,faz-se necessária,através dessa que pessoas sabem se expressar corretamente,mesmo sendo pobre,sempre terá sucesso em ações,desde a conquista de um emprego até o atendimento em uma instituição pública.ter [Ter] o dominio [domínio] da norma culta faz toda a diferença,humilhar as pessoas por não saberem falar de acordo com esse"padrão" é negar suas origens,e como diz o techo dessa música"meu Brasil não só é verde,anil e amarelo,o Brasil também é cor de rosa e carvão".

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade de sua produção. Atente-se às regras de uso da vírgula, à ortografia e evite períodos longos. A falta de precisão e clareza de seu texto prejudicaram a construção de sentido. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente