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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 23/03/2012

Status:

Corrigida
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Preconceito linguístico é uma sátira, deboche ou não-tolerância ao modo de falar das pessoas. Atualmente uma das maiores polêmicas do Brasil é a padronização da forma culta da linguagem, há quem seja à [a] favor, mas em especial quem é totalmente contra.

O Brasil está dividido em 24 estados, cada qual com uma cultura diferenciada, com isso, a linguagem varia de estado pra estado e surgem novos estilos que deixa a se imaginar estar em outro país com um idioma desconhecido. A ideia de haver um único português é para que o preconceito com pessoas que falam “errado” diminua. Mas [vírgula] será que afirmar que tal indivíduo “fala errado” é adequado? Possa ser que sim, de acordo com a gramática, mas não de acordo com seus princípios, convivência a região. O que para alguns é ignorância para outros é ser normal.

Neste caso, o certo e o errado, melhor dizendo, a maneira correta da linguagem para população seria a de costume. Mudar esse ponto de vista seria uma ação desnecessária a essa altura do campeonato, pois, não se aplicaria com facilidade e muito menos cumpriria com vigor.

Definir um padrão linguístico no Brasil, seria o menos que obrigar a população a beber um único refrigerante, vestir o mesmo estilo de roupas e ouvir um só ritmo musical, ou seja, tornar cerca de 180 milhões de habitantes em cópias. O único padrão para os brasileiro é ser diferente.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto.No entanto, desenvolva sua linha argumentativa. Apresente argumentos plausíveis e consistentes que comprovem suas afirmações e melhor explorem a problemática do recorte temático. Vá além do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente