Regra do preconceito - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 23/03/2012

Status:

Corrigida
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Nada é exato. Tudo tem exceção quando se fala em ciências da linguagem.
Num mundo tão grande, culturalmente falando, é impossível normatizar algo tão inconstante como a língua de um povo. O Brasil é um claro exemplo dessa grandeza cultural. Mas o que a cultura tem a ver com isso?
A língua de um povo, país ou nação é uma das principais expressões de sua cultura. É um ser vivo que perpassa gerações e se transforma junto com elas. Nossos tataravós usavam expressões que hoje em dia não se usam mais. Dizer “Cousa” ao invés de “Coisa” era normal, porém hoje se classifica como erro pela norma culta falar ou escrever tal expressão.
A linguagem é um conjunto de sons organizados de forma a promover a interação e o convívio entre as pessoas na sociedade. É a informação passada pelo falante e ao mesmo tempo compreendida por quem ouve. No interior, falar “mió” pra dizer “melhor” é algo característico da população rural e que até pra quem não está familiarizado com essa expressão, consegue compreende-la [compreendê-la] e dela depreender sentido.
Aceitar a norma culta como certo absoluto, negaria a essência de cada cultura, sendo ela regional, estadual ou nacional. O paulista não destacaria a letra “S” e nem falaria “Sussa” pra expressar tranquilidade, o gaúcho não poderia mais se “Aprochegar” e o Cearense, com pressa, não estaria “Avexado”.
A educação é outro fator importante na concepção dos conceitos linguísticos, mas vale lembrar que nem todos têm acesso a níveis mínimos de educação. Isso contribui a um não aproveitamento total da língua. O que não se deve é excluir tal individuo [indivíduo] do meio social. Quem nunca ouviu ou falou uma expressão como “As coisa” ou “Umas coisa” em meio a conversas informais? O meio pede o que ser quer ouvir. O juiz não fala num julgamento como o fazendeiro fala com um empregado.
A regra do falar certo é mais uma regra em meio a tantas outras, como as de etiqueta, postura profissional, etc. Não seguir rigidamente essa regra não faz o erro em si, mas faz o preconceito.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez colocações muito pertinentes. Muito bom! No entanto, para dar sua força a sua argumentação e enriquecer sua produção realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente