O Brasil é exaltado e cantado em verso e prosa como um país tropical e bonito por natureza, uma admiração adquirida a partir de suas belezas naturais e grande extensão territorial. Mas essa visão ufanista ignora muitos dos gravíssimos problemas sociais, ambientais e, também, lingüísticos [linguísticos] , que há muito tempo o assolam.
Todos os seus habitantes são falantes de uma língua, a Língua Portuguesa. Todavia, isso não significa que todos a utilizam da mesma forma, que a pronuncia [pronúncia] é a mesma. Existe um grande número de fatores (idade, sexo, grau de escolaridade, grupo social...) que interferem na maneira individual que o falante tem de se expressar. Logo, aparecem as variações lingüísticas, que podem ser socioculturais, geográficas ou históricas.
O problema encontra-se na dificuldade de uma relação harmônica entre a norma culta e a coloquial na diversidade encontrada na nação brasileira de sotaques. Reacendendo o dilema entre o certo e o errado. Um caipira é criticado ao falar ‘Nós vai’, pois de acordo com um engenheiro, por exemplo, está errado, já que a norma culta condena tal sentença. Na verdade, trata-se de preconceito não lingüístico, mas sim social. Uma discriminação sem fundamento que atinge falantes inferiorizados por alguma razão e por algum fato histórico.
Por isso [vírgula] diante da heterogeneidade de variantes, não cabe perguntar qual é a mais correta em termos absolutos, mas interrogar-se, sem preceitos, sobre qual se mostra mais adequada a cada contexto, qual obtém o máximo de eficiência na comunicação pretendida. Assim como dizia Evanildo Bechara todos devem aprender a “ser poliglotas em nossa própria língua”. Mais uma vez, a consciência e a informação geram responsabilidade.
Comentários do corretor
Você poderia ter mobilizado exemplificações concretas que melhor evidenciassem a questão do Preconceito Linguístico, que é um dos grandes focos do tema. Vá além do senso comum! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |