A Liguagem Brasileira ! - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 23/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Realmente existe preconceito? Preconceito é um pré julgamento ; [pré-julgamento, ]discriminando ou rejeitando um indivíduo , que possui uma caracteristica ou posicionamento diferente dos cosiderado spadrão idéal. [do considerado padrão ideal] Portanto [vírgula] o “Preconceito Lingistica [Linguístico]”,seria disciminar [discriminar] uma pessoa com base na sua forma de falar ou escrever ,classificando-a como culta ou ignorante.
Nas grandes redes de televisão do Brasil , cujo progamas [programas] transmite para todo o pasi [país] e o exterior ,mostre-se uma uniformedade [mostra-se uma uniformidade] na linguagem usada por seus comunicadores . Não se observa-se nos telejornais,o liguajar [linguajar] caipira , nordestino ,e outros. Seria essa uma demonstração de preconceito? Pelo contrário , é uma fora [forma] de respeito com essas diferenças e a adoção de uma liguagem conveniete [linguagem conveniente] a todos o público , sem demostração [demonstração] de preferência . Essas mesma emissoras transmitem progamas e propagandas , carregadas de expressões regionais , ou gírias , que identificam o público-alvo .
Portanto [vírgula]  o “Certo” ou “Errado” só pode ser considerado no nível academico [acadêmico], e isso mais cedo ou mais tarde acaba se suprimindo pela disnartia [disnastia] do idioma ; e pela evolução dos conceitos socioculturais. A todos nós resta conhecermos a gramatica [gramática] mais e empregar a liguagem [linguagem] de forma adequada e com bm [bom] senso , educação é a melhor arma contra o preconceito.

Comentários do corretor


Organize seu pensamento para melhor retratar a problemática do tema. Procure ser clara e objetiva, atente-se à ortografia e vá além do senso comum. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente