A língua é um sistema que sofre constantes mudanças e aprimoramentos. Com o passar dos tempos [vírgula] alguns verbetes e expressões caem em desuso e outras são incorporadas ao vocabulário. Esse processo ocorre desde ao [o]aparecimento da escrita.
A língua portuguesa, por exemplo, chegou ao ponto em que foi necessário mais um acordo entre os países falantes para que se chegasse a uma uniformidade. Proximidade essencial para facilitar as relações não só entre as comunidades que têm o português como língua oficial, mas também nas interações com os outros idiomas. Isso tudo porque a modalidade oral de um idioma não segue rigidamente aos padrões da linguagem culta, que cria novas expressões, gírias etc., e no futuro são incorporados à modalidade escrita.
O Brasil, além de possuir um português não tão próximo ao falado em Portugal, tem também diferenças de acordo com a localização geográfica. Essas variantes regionais surgem da coloquialidade, ou seja, das conversas do dia a dia. Por ser uma linguagem informal, não há a necessidade de se levar as regras de ortografia e sintaxe às últimas consequências. De fato, uma frase sem concordância de número, por exemplo, para a modalidade culta e escrita está incorreta. Porém [vírgula] passando-a a outro contexto, uma conversa entre amigos, ela cumpre com sua obrigação, que é manter o diálogo.
Falamos então em ‘dois português’. Um escrito que deve se utilizar a forma padrão; e outro oral, que utiliza preferencialmente uma linguagem mais leve, a coloquial. Muitas pessoas, por não levar em consideração a norma culta em suas conversas, sofrem críticas. O preconceito linguístico na linguagem não culta e oral é um processo que precisa ser condenado. Podemos comparar a língua ao vestuário. Existem roupas adequadas a todo o tipo de situações. A linguagem coloquial é como a roupa que usamos em casa. Ninguém usa um ‘smoking’ para escovar os dentes.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes. No entanto, você poderia ter melhor explorado a questão do Preconceito Linguístico, que é um dos grandes focos do tema, que só foi citado no último parágrafo. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |