Em um país multicultural como o Brasil é normal que exista uma grande variedade linguística, e [vírgula] às vezes [vírgula] levantam duvidadas [dúvidas] sobre a sua influencia [influência] na língua “correta”.
Mas será que são erradas essas linguagens culturais? Podemos dizer que onde houver uma conversa clara de bom entendimento entre as pessoas envolvidas seja normal, pois o diálogo está fluindo de maneira simples e objetiva onde os ouvintes estão compreendendo a mensagem.
É comum em vários países do continente africano e asiático a existência de outras línguas além da oficial, chamadas de dialetos locais ou línguas indígenas, esses dialetos facilitam a comunicação entre seu povo. Não há meteria [matéria] destinada aos dialetos locais, porém essas línguas extraoficiais não sofrem descriminação [discriminação] entre alunos e educadores.
No Brasil há línguas indígenas, mas os dialetos locais e culturais não são aceitos por parte de alguns educadores e especialistas na língua portuguesa, pois temem que essas linguagens atrapalhem o aprendizado da sociedade na forma correta. As linguagens coloquiais são assuntos em quase todas as salas de aulas no país, mas ela não deve interferir na escrita ou acaba tornando-as em vícios de linguagens.
Qualquer tipo de comunicação é válida desde que sejam compreendidas. As gírias são formas de expressão entre povos de uma mesma tribo ou cultura, onde vão prevalecer suas raízes. Sabe-se que língua portuguesa vem passando por varias [várias] reformas ortográficas e às vezes acaba complicando quem teve uma educação diferente, mas podemos conciliar essas formas de linguagens com a língua portuguesa, desde quer [que] não interfira na educação da sociedade.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, vá além de generalizações e achismos e comprove suas afirmações com exemplificações concretas. Dessa forma, procure desenvolver uma linha argumentativa plausível e consistente que leve seu texto a ir além do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |