Preconceito linguístico - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 21/03/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país com proporções continentais, e como sua cultura é uma diversidade, a língua também é. Cada região, classe social e idade têm seu jeito de se expressar. Embora alguns pensem dessa forma, outros discriminam esse pensamento, tornando-se preconceituosos.
Há muito tempo, quando portugueses colonizaram nosso país, diferentes culturas aqui chegaram, contribuindo para a diversidade de manifestações linguísticas. Com o passar do tempo, cada faixa etária, classe social e as cinco regiões foram adquirindo suas particularidades, e hoje são facilmente identificadas por qualquer um.
Alguns indivíduos agem de forma preconceituosa, julgando a pessoa de acordo com seu estilo de linguagem ou sotaque. É sabido que um agricultor do sertão, muito provavelmente, não falará como um médico da capital, já que não possui um campo lexical tão amplo quanto este. Jovens também se expressam de forma diferente dos idosos. Mesmo que as palavras usadas por diferentes faixa [diferentes faixas] etária ou classe social não sejam iguais, a comunicação é possível.
Não há um padrão linguístico em nossa sociedade, mesmo que alguns se mostrem dentro de um padrão criado por eles mesmos. O que existem são diferentes formas de se expressar, de acordo com as condições de fala de cada um. Dessa forma, o ideal seria o respeito a essas diferenças, assim haveria maior integração e melhor comunicação entre todos.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, procure estabelecer uma linha argumentativa plausível que vá além do senso comum. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, contraposições, retrospectivas históricas etc.) a fim de dar força a sua argumentação e comprovar sua tese. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente