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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 21/03/2012

Status:

Corrigida
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Na comunicação oral o importante é haver o entendimento da mensagem. Essa é uma idéia a qual deve ser compreendida, socialmente, no Brasil. Este se caracteriza pela imensidão territorial, possibilitando, assim, uma diversidade linguística no modo de falar. No entanto, é constante o preconceito com o modo de determinado indivíduo se expressar.

As variantes linguísticas, no país, está [estão] relacionada as [às] características sócio-culturais de cada região. O Nordeste, por exemplo, apresenta diversas peculiaridades na fala se comparadas a outras regiões brasileiras. Isso ocorre em virtude da história de colonização da população e do grande território.

Por outro lado, a linguagem padrão é responsável pela unificação da escrita, possibilitando a comunicação de um modo universal da língua portuguesa. Além disso, é fundamental o uso da norma culta no sistema acadêmico por meio da produção de livros, artigos científicos, revistas educativas, entre outros.

O preconceito linguístico é uma atitude comum no país. Pode ser constatado no dia-a-dia em determinadas empresas, pessoas que recebem atendimento diferenciado devido o seu modo de falar. Essa realidade vai de encontro aos princípios éticos, bem como o desrespeito ao cidadão.

Diante de tudo isso, tanto a norma culta como as variantes da língua são importantes na comunicação. Porém, é preciso uma reformulação na metodologia educacional inerentes ao estudo da linguagem, voltadas a [à] conscientização da importância do respeito as [às] diferenças por meio de palestras, debates e seminários.

Comentários do corretor


: Seu projeto de texto está claro e evidenciou a problemática do tema. No entanto, procure mobilizar exemplificações concretas que melhor evidenciem a questão do Preconceito Linguístico. Além disso, a fim de enriquecer sua produção, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas histórcias etc.) Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente