"os livro","nois vai","pode crer", "vossa excelência".
O Brasil, por ser um pais multiracial [multirracial] , possui as mais variadas
formas de expressão lingüística [linguística] , distinguindo e caracterizando as regiões [regiões] , grupos e culturas.
No entando [entanto] , há muito preconceito quanto as diferentes formas liguisticas [linguísticas].
A constituição prevê, não haverá nenhum tipo de discriminação ou preconceito.
Nesse sentindo, o MEC lançou no ano de 2011, um livro, contendo expressôes [ livro contendo expressões] taxadas
como "erradas" por conservadores da lingua [língua] formal.No intuito de concientizar a sociedade, usando tais expressôes [expressões] como: três quilo,os aluno, dentre inúmeras outras.
Livro esse, em que gerou bastante polêmica, pois na tentativa de diminuir esse preconceito, estariam
cometendo um erro.Uma vez que essa medida seja incompativel [incompatível] com a norma culta da lingua [língua] portuguesa,copromentendo [comprometendo] a mesma,
em que alunos já possuem certas "dificiências" devido ao baixo nivel [nível] educacional oferecido pelo governo.
Tendo em vista, diversas esferas dos processos seletivos, tais como:vestibulares,ENEM,concursos, o que se cobrar é a norma formal da língua [língua]. Deixando evidente sua suma importância, na formação e preparação do cidadão, ficando assim impotentes aqueles que não a seguem, tanto social,bem como, profissionalmente.
Comentários do corretor
Você apresentou sua posição sobre o tema. No entanto, organize suas ideias preocupando-se com a clareza e objetividade de sua produção. Atente-se às regras de uso da vírgula, melhor articule suas ideias a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |