A língua tanto escrita quanto falada é considerada como um artifício de exposição da cultura logo [cultura. Logo, ] um país como o Brasil [vírgula] que na sua extensão é multicultural [vírgula] a diversidade linguística é evidente, padronizar uma única manifestação linguística é segmentar a brasilidade.
Autores consagrados como Guimarães Rosa, Lobo da Costa, Jorge Amado encontraram na língua a inclusão social das distintas tradições regionais, incorporando termos em suas obras que expões [expõe] a riqueza linguística do país.
Portanto [vírgula] é na cultura escrita e falada [fala] que a população de uma comunidade, cidade ou região encontra a sua identidade como integrante de um grupo, restringir essa manifestação a um determinado padrão exclui as suas qualidades coletivas, impondo-lhes a situações que são fora do habitual [vírgula] ocasionando dificuldade de comunicação ou até constrangimento.
Quando isso ocorre como conseqüência [consequência] a sensação de não fazer parte de nenhum grupo possibilita uma crise de identidade pessoal, o que barra ainda mais na intercomunicação e na reinserção dessa pessoa ou comunidade, os quais apresentam-se deslocados culturalmente.
Por conseguinte [vírgula] a padronização de uma vertente linguística fragiliza a brasilidade, sendo assim o meio é continuar expondo na arte e na literatura as inúmeras manifestações populacionais com o intuito de que todos as conheçam, para que aí sim haja a inclusão social na comunicação escrita e falada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Além disso, procure melhor explorar a questão do Preconceito Linguístico em si e mobilize exemplificações concretas que evidenciem a questão. Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |