Liberdade na língua - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 20/03/2012

Status:

Corrigida
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Sem precisar pensar muito a respeito [vírgula] podemos considerar a comunicação como algo principal para a socialização do homem, sempre foi assim desde os primatas. Nos tempos modernos [vírgula] a fala se torna o principal meio de interação. É importante admitir que não é preciso muito para ser entendido.
Muito se discute sobre uma forma linguística única aceitável para uma sociedade. Pessoas que pensam dessa forma, tentando estabelecer um modo dito como certo e outro como errado sem levar em consideração uma serie [série] de fatores sociais estão sendo indiferentes com as inúmeras diversidades de pessoas a sua volta. Nós somos diferentes, nascemos em lugares variados, em condições diversas por esse motivo é explicado o fato de não dever julgar a maneira como o outro conversa ou escreve. A língua deve ser livre, espontânea, não algo repleto de restrições, claro que em determinadas situações ou atividades deve ser usado uma língua mais culta, mas nem por isso deve ser recriminado quem fala com prazer livremente no seu cotidiano sem se preocupar com as leis da gramática.
Desmerecer uma pessoa pela maneira como ela dialoga, é preconceito claro. Como pessoas boas e sabias [sábias] é dever respeitar as pessoas como tal. E certo sim que estudemos nossa língua e nos aperfeiçoemos nesta arte quando possível, mas que saibamos também que a arte de garantir uma sociedade democrática a todos nos faz seres humanos muito melhores.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito. Contudo, sua argumentação está muito vinculada ao senso comum e não foi o suficiente para comprovar suas ideias. Dessa forma, mobilize uma linha argumentativa plausível que ofereça citações, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas enfim., para comprovar sua posição. Vá além da abordagem superficial!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente